Conheça a qualidade do Caviar, começando pelo rótulo. Aprenda a lê-lo.
De acordo com o Codex Alilmentarius, o verdadeiro caviar é feito a partir de ovos vindos de peixes da família de Acipenseridae e Huso.
Os ovos de outras espécies de peixes ou outros animais, ou mesmo produtos artificiais obtidos com outros materiais biológicos, mesmo quando comercializados com os nomes de publicidade enganosa ou mesmo explicitamente chamados "caviar", não são caviar. Mas seus sucedâneos (substitutos) ou imitações, não podem ser remotamente postos em comparação com o verdadeiro caviar referente ao valor, refinamento de gosto, e propriedades organolépticas.
Para saber o que você está comprando é muito importante compreender o rótulo aposto no verso da embalagem, que respeite as indicações relativas à rotulagem, propostas pela "Convenção sobre o comércio internacional de espécies animais e vegetais em risco de extinção" (CITES), obrigatoriamente utilizado em todo o mundo dos ovos de esturjão.
Esta é a única maneira em que o consumidor pode aprender a informação sobre espécies de esturjão que produziram o caviar, a origem, se capturado ou cultivado, o país de origem, o ano de produção, o produtor , o lote e se for o caso, o re-embalador.